quarta-feira, 6 de maio de 2015

Entenda a diferença das vacinas da rede pública X rede particular...

    Bom dia gente!!!

    Hoje vou falar sobre a diferença das vacinas oferecidas na rede pública e rede particular. Acredito que essa é uma dúvida pertinente na cabeça da maioria das mamães.

    Vamos lá, vou tentar ser bem objetiva para que a leitura não se torne longa e cansativa, ok?!

Ao nascer

    BCG( Previne contra as formas graves da tuberculose): Esta vacina pode ser aplicada já na maternidade ou nos postos de saúde e clínicas particulares, no primeiro mês de vida. A vacina oferecida no posto de saúde e clínicas particulares são exatamente iguais, deverá formar uma cicatriz, caso contrário, deve ser aplicada novamente após 6 meses.
    Hepatite B( Previne contra a hepatiteB): Esta vacina pode ser aplicada já na maternidade ou nos postos de saúde e clínicas particulares, durante as primeiras 12 horas de vida. Eventualmente pode ocorrer dor local e febre baixa por até 48 horas. A vacina oferecida no posto de saúde e clínicas particulares, são exatamente iguais.

2,4 e 6 meses
    
    A rede pública oferece a Pentavalente(Tétano, difteria, coqueluche e algumas infecções que causam pneumonia e meningite) que é celular, o que significa que o risco de reação(febre, dor local) é maior. 
    A Poliomielite(Paralisia infantil) é feita separadamente, aumentando assim o número de picadas.
    A rede particular oferece a Hexavalente que é acelular, o que significa que o risco de reação é bem menor. E a Poliomielite já está junto, evitando mais uma picada. Obs: A eficácia das duas vacinas é a mesma, a diferença é o número de picadas e a probabilidade de haver reação.
    Rotavírus oferecida na rede pública vale apenas para um dos vírus da doença, já na rede privada vale para cinco diferentes tipos de vírus.
    Pneumocóccica conjugada oferecida pela rede pública é a 10 valente(imuniza contra dez tipos do pneumococo) já a oferecida pela rede privada é a 13 valente( protege contra 3 subtipos a mais do pneumococo).

3 e 5 meses

    A Meningococo C conjugada, previne contra meningite e outras doenças disseminadas por essa bactéria. Não existe diferença da oferecida na rede pública e privada.

6 meses
    
    Infuenza (protege contra a gripe) a rede pública oferece a trivalente( previne contra 3 tipos de vírus) já a rede privada oferece a tetravalente ( previne contra 4 tipos de vírus). Essa vacina é oferecida anualmente.

9 meses
       
    Febre amarela, a rede pública e rede privada oferecem a mesma vacina. Deve ser administrada em crianças que moram ou vão viajar para áreas endêmicas.

12 meses
       
    Tríplice viral( protege contra sarampo, caxumba e rubéola) a vacina oferecida pela rede pública e privada é a mesma.
    Varicela(Catapora) a vacina oferecida pela rede pública é a mesma, porém só quando o bebê tem 15 meses, já na rede particular é oferecida aos 12 meses e aos 15 meses, na rede particular ela está dentro da tríplice.
    Hepatite A, a vacina oferecida pela rede pública é dose única, já na particular são oferecidas 2 doses.

15 meses


As vacinas são as mesmas para a tríplice ou quádrupla viral, quanto a pentavalente, são as mesmas citadas em 2 e 4 meses.

Toda criança deve participar das campanhas da poliomielite oral.

Vamos manter as carteirinhas de vacinação em dia!!!

Por favor não esquecer que o Programa Nacional de imunizações do Brasil, é um dos mais completos e funciona muito bem. 

E aí??! Gostaram?! Quero a opinião de vocês...



Rede Pública x Rede Particular

     
     

     
 

Um comentário: